Carros Híbridos

Eles combinam duas fontes de propulsão, para reduzir as emissões de poluentes e baixar o custo por quilômetro rodado.

Eles não são novidade no mercado, mas só agora estão em alta. O Ford Fusion Hybrid foi o primeiro carro híbrido a ser vendido no Brasil, em 2012. Hoje, é possível encontrar por aqui mais de dez modelos que adotam essa tecnologia.

Eles funcionam com dois tipos motores: um elétrico e outro movido a combustão, seja etanol ou gasolina. A configuração mais comum é aquela em que ambos atuam no eixo dianteiro (caso do Prius e do Fusion). Mas outros se valem do motor elétrico no eixo traseiro para ter tração integral sem a necessidade do cardã, que aumenta a perda mecânica e o consumo, como é o caso do Volvo XC60 e família.

Os veículos híbridos que, além do motor à combustão possuem baterias e motor elétrico, precisam de um cuidado especial se ficarem muito tempo parados.

O grande diferencial dos carros híbridos são as baterias e é este o maior ponto de atenção. Elas são responsáveis por armazenar a energia que será usada pelo motor elétrico e permite ao motorista rodar sem utilizar combustível.

Bateria 12V – Nos veículos híbridos, não é necessário realizar a carga ou manutenção da bateria de 12V, como é recomendado nos carros movidos à combustão.

Esse sistema é dependente da bateria de alta tensão presente no veículo.

* Combustível – orienta -se aos proprietários a utilização de combustível premium (V-Power Racing, Octapro ou BR Podium).

Dessa forma, o carro pode ficar sem problemas com o combustível armazenado no tanque por mais tempo.