Publicado em: 08/04/2020

Como as outras peças e partes do carro, o câmbio automático também precisa de óleo lubrificante para funcionar com qualidade, reduzindo os atritos entre as partes e preservando as peças contra o desgaste. 

Por se tratar de uma parte tão importante do conjunto, cuidados quanto ao óleo e a frequência de troca precisam ser tomados, para garantir que o câmbio do seu carro não sofrerá nenhum dano.


Câmbio automático

O tempo de troca de óleo do câmbio automático pode variar de acordo com o uso particular de cada veículo, mas em geral, precisam ser substituídos com certa frequência, ainda que menor, em comparação com o lubrificante do motor. 

Essa frequência é exigida pois os carros automáticos utilizam discos de fricção imersos em óleo, além do próprio conversor de torque, que também utiliza o óleo na parte interna. As peças se atritam e o óleo pode ficar contaminado por fragmentos, o que torna a troca de óleo necessária.

Como dissemos no início, o tempo entre as trocas varia conforme o tipo do óleo e o sistema. Existem recomendações diversas, que podem estar relacionadas ao tempo ou a própria quilometragem.

A verificação periódica do nível do óleo da transmissão automática precisa ser feita com cuidado. Diferentes veículos contam com diferentes procedimentos para a realização da checagem e tudo está presente especificamente no manual do veículo. Caso as recomendações não sejam seguidas, não será possível verificar corretamente qual o nível certo do óleo, podendo levar a um engano quanto ao diagnóstico de vazamentos pelo sistema.

Preste atenção também em manchas de óleo na garagem, podem ser sinais de vazamento. Também, não use recomendações destinadas a outros veículos para verificar o seu, isso pode gerar mau funcionamento e outros danos à transmissão. 


Troca de óleo por diálise

Para realizar a troca do óleo do câmbio automático de forma correta, os melhores equipamentos são necessários para fazer um serviço de qualidade, com muito profissionalismo!

A troca do fluido do câmbio automático precisa ser feita por um equipamento específico de diálise, que faz a substituição de um óleo antigo por um novo, completamente.

Aqui na TSA Clínica Automotiva, este serviço é feito com os melhores profissionais e com equipamentos especializados, para garantir a eficiência de todo o processo, limpando o conversor, a bomba de óleo, o corpo da válvula e o radiador de óleo da transmissão automática.

Agora ficou fácil entender como cuidar do seu câmbio automático da melhor maneira! Seu carro precisa te acompanhar por muito tempo, e garantir esses cuidados com ele é a certeza de que você não terá dores de cabeça ou gastos excessivos com manutenção futuramente.

Quando fazer a troca de óleo do câmbio automático?