Publicado em: 08/04/2020
Quando as pessoas pensam no desempenho do automóvel, normalmente pensam em potência, torque e aceleração de zero a 60. Mas toda a energia gerada por um motor é inútil se o motorista não puder controlar o carro. É por isso que os engenheiros automotivos voltaram sua atenção para o sistema de suspensão assim que dominaram o motor de combustão interna a quatro tempos.
O trabalho de uma suspensão de carro é maximizar o atrito entre os pneus e a superfície da estrada, proporcionar estabilidade de direção com bom manuseio e garantir o conforto dos passageiros. Neste artigo, exploraremos como as suspensões de carros funcionam, como elas evoluíram ao longo dos anos e para onde o design das suspensões está indo no futuro.
Se uma estrada fosse perfeitamente plana, sem irregularidades, as suspensões não seriam necessárias. Mas as estradas estão longe de serem planas. Mesmo as estradas recém-pavimentadas têm imperfeições sutis que podem interagir com as rodas de um carro. São essas imperfeições que aplicam forças nas rodas. De acordo com as leis do movimento de Newton, todas as forças têm magnitude e direção. Um solavanco na estrada faz com que a roda se mova para cima e para baixo perpendicularmente à superfície da estrada. A magnitude, é claro, depende se a roda está atingindo um solavanco gigante ou uma pequena mancha. De qualquer maneira, a roda do carro experimenta uma aceleração vertical ao passar por uma imperfeição.
Sem uma estrutura intermediária, toda a energia vertical da roda é transferida para o chassi, que se move na mesma direção. Em tal situação, as rodas podem perder completamente o contato com a estrada. Então, sob a força descendente da gravidade, as rodas podem bater de volta na superfície da estrada. O que você precisa é de um sistema que absorva a energia da roda verticalmente acelerada, permitindo que a estrutura e o corpo funcionem sem perturbações enquanto as rodas seguem solavancos na estrada.
Peças da suspensão do carro
A suspensão de um carro é realmente parte do chassi, que compreende todos os sistemas importantes localizados abaixo da carroceria do carro. Esses sistemas incluem:
A estrutura - componente estrutural de transporte de carga que suporta o motor e a carroceria do carro, que por sua vez são suportados pela suspensão.
O sistema de suspensão - configuração que suporta peso, absorve e amortece os choques e ajuda a manter o contato dos pneus.
O sistema de direção - mecanismo que permite ao motorista guiar e dirigir o veículo.
Os pneus e rodas - componentes que possibilitam o movimento do veículo por meio de aderência e / ou atrito com a estrada
Portanto, a suspensão é apenas um dos principais sistemas de qualquer veículo.
Com este panorama geral em mente, é hora de analisar os três componentes fundamentais de qualquer suspensão: molas, amortecedores e barras antioscilação.
Amortecedor
A peça funciona junto da mola, sendo um componente fundamental para o sistema de suspensão.
A função do amortecedor é amenizar as irregularidades do solo, juntamente com a mola. Se seu veículo não estiver estável e apresentar ruídos, pode ser sinal de desgaste dos amortecedores. Se o amortecedor estiver de fato desgastado, outras peças da sua transmissão e dos pneus podem ser desgastadas também, até mesmo os pneus. Isso acaba colocando toda a segurança do veículo em risco.
Mola
Junto do amortecedor, as molas são responsáveis pelo amortecimento das irregularidades da estrada. Elas podem ser feitas tipo feixe de molas ou helicoidal.
As molas são extremamente flexíveis, e são também os componentes mais eficientes para filtrar as imperfeições do asfalto. Se o veículo estiver instável e barulhento pela suspensão, o problema é possivelmente a mola.
Pivô de suspensão
Ajuda os movimentos para cima e para baixo, feitos pela coluna de suspensão. O maior sinal de desgaste é o barulho vindo da peça.
Braço oscilante
Funciona como apoio para a coluna de suspensão que é articulável, para o chassi. Se sua dirigibilidade estiver com problemas e barulhos, pode ser um problema de desgaste ou danos nas buchas.
Barra estabilizadora
Faz a ligação entre as colunas de suspensão, e cuida da estabilidade do veículo em altas velocidades, percursos retos ou curvos.
A barra estabilizadora fica presa na carroceria por meio de buchas de ligação e colunas por meio de bieletas. Quando as barras falham, é sinal de problema de estabilidade e barulho na suspensão.
Gostou de entender um pouco mais sobre a suspensão do seu veículo? Fique sempre atento aos sinais que ele mostra para você para evitar que acidentes aconteçam pela perca do controle do veículo ou qualquer outro problema que coloque sua vida e a de outros em risco.
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